Servio de Veteranos e Pensionistas da Marinha


HISTÓRICO

     "O Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha (SVPM), criado em 17 de janeiro de 1996, por transformação da antiga Pagadoria de Inativos e Pensionistas da Marinha (PIPM), foi ativado em 06 de março do mesmo ano, de acordo com a Portaria Ministerial nº 30, de 17 de janeiro de 1996."


MISSÃO


     Subordinado à Diretoria do Pessoal Militar da Marinha (DPMM), o SVPM tem por missão:

     "Realizar a concessão de direitos, acerto de contas, execução de pagamento, prestar atendimento ao público-alvo, efetuar o recadastramento anual e empreender ações para efetiva e regular gestões dos recursos públicos, a fim de contribuir para a Administração de Pessoal da Marinha do Brasil, especificamente de Veteranos, pensionistas, ex-combatentes e anistiados políticos."

VISÃO DE FUTURO


     "Elevar o reconhecimento do SVPM, até 2018, como uma Organização moderna e tecnologicamente avançada, que contribui para o aprimoramento e inovação dos processos gerenciais dos Veteranos, pensionistas, ex-combatentes e anistiados políticos da MB e gestão dos recursos públicos."

HERÁLDICA


     A HERÁLDICA tem regras fixas como qualquer Ciência ou Arte. Alguns autores consideram-na Ciência dos Brasões; outros, Arte dos Brasões. Ela proporciona uma orientação segura na identificação de edifícios, pedras tumulares, objetos de várias espécies e documentos iconográficos.

     O Distintivo para o Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha foi aprovado pelo Exmº. Sr. Ministro de Estado da Marinha em 08 de julho de 1968 (publicado no Boletim do Ministério da Marinha nº 51 de 20 de dezembro de 1968), quando a OM ainda se chamava Pagadoria de Inativos e Pensionistas da Marinha (PIPM), de acordo com o desenho acima. Seguem-se a descrição e a explicação do Distintivo.

Descrição


     Num escudo boleado, encimado pela coroa naval e envolvido por uma elipse feita de uma cabo de ouro terminado em nó direito, campo azul semeado de besantes de ouro, com um chefe partido de vermelho com uma espada de Oficial de Marinha embainhada, ornamentada com uma coroa de louros e disposta em banda com o corpo voltado para cima e de verde com uma coluna jônica de prata posta em pala.

Explicação


     O campo azul, no seu esmalte clássico, representa a MB; o besante, moeda antiga, na ordenação heráldica deste distintivo define as atividades do Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha; o campo vermelho com a coroa de louros, atravessada pela espada embainhada, simboliza o final da carreira militar, passando à situação de inatividade, após ter cumprido, com honra e dignidade, o seu dever para com a pátria; o campo verde com a coluna de prata, lembrando o sustento e a segurança econômica, refere-se aos benefícios prestados às Pensionistas.